Recebendo um ao Outro

Escrito por Brian Brodersen da Calvary Chapel Fort Lauderdale
artigo original neste link.

No sétimo verso do décimo quinto capítulo de Romanos, Paulo diz:
"Recebei [ou aceitar ou receber] um ao outro ... para a glória de Deus." Unidade cristã glorifica a Deus!

Lembre-se da oração de Jesus em João 17:20-21? "Rogo ... por aqueles que vão acreditar em mim ... que todos sejam um, como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em Ti, para que também eles sejam um em nós, que o mundo creia que Tu enviaste me. "

Uma vez que a unidade cristã glorifica a Deus e da unidade dos cristãos é testemunha da verdade do evangelho, Satanás está sempre olhando para causar divisão, e os cristãos parecem ir junto com seus esforços mais frequentemente do que não.

"Minha igreja é melhor do que a sua igreja", "minha denominação é melhor do que o seu estilo", "o meu pastor é melhor do que o seu pastor", "a minha versão da Bíblia é melhor que sua versão da Bíblia", "a nossa doutrina é mais pura do que a sua doutrina", etc.

Estes são infelizmente os sentimentos de muitos crentes em relação a seus companheiros cristãos. A longa história da igreja tem sido preenchida com brigas e divisão, principalmente sobre questões "não-essenciais" doutrinárias e variadas metodologias de ministério.

Existem divisões sobre os métodos de batizar: aqueles que acreditam na imersão não podem ter comunhão com aqueles que aspergem.
Existem divisões sobre os métodos de evangelismo: alguns dizem que convidar para vir para a frente é manipulação e dá uma falsa sensação de esperança para pessoas que não são realmente salvas, portanto, não podemos trabalhar com aqueles que dão esse tipo de convite.
Alguns dizem que a "oração do pecador" não é encontrada na Bíblia, por isso dizem ser errado conduzir as pessoas nesta oração, e assim não participam de tal coisa.
Alguns dizem que um evangelista especial realmente não pregar o evangelho, porque ele não enfatiza o pecado o suficiente, por isso não vamos apoiar os seus alcances.

Parece não haver fim para as coisas que nós, cristãos, encontramos sobre o que dividir!

Depois, há os temas quentes como o falar em línguas, o arrebatamento da igreja, a soberania de Deus e a responsabilidade do homem, e por aí vai, com os crentes dividindo um contra o outro de acordo com sua visão sobre essas questões não essenciais.

Há também opiniões sobre métodos de ministério, que muitas vezes dividem os líderes cristãos. Alertamos as pessoas através dos nossos púlpitos a terem cuidado com esta ou aquela igreja vizinha, criando desconfiança na mente das pessoas sobre a legitimidade de um ministério específico e os ensinamos a suspeitar de cristãos que não fazem as coisas da maneira que fazemos em nossa igreja. Esta é a realidade, é trágico, e é errado. Estamos julgando os servos de Deus, ainda que justificamos nosso comportamento alegando que estamos usando de discernimento. Como eu sei que isso está acontecendo? Porque eu tenho sido culpado disso em numerosas ocasiões no passado e tive que me arrepender assim que o Senhor me convenceu do meu erro e também assim que muitas vezes fui provado errado na minha avaliação. Como isso aconteceu, você pode perguntar? Bem, eu comecei a conhecer pessoas boas, piedosas e solidamente convertidas que foram salvas e eram membros de algumas dessas congregações que critiquei. Ai, ai! Perdoa-me, Senhor, por criticar o seu povo!

Agora, eu não sou um daqueles que está chorando por unidade a todo custo, nem estou minimizando a importância de sã doutrina, ou sugerindo que devemos procurar a unidade em detrimento da verdade. Mas o que eu estou dizendo é que muitas vezes estamos enfatizando demasiadamente questões doutrinárias menores e não- essenciais ao invés de buscar a união junto a nossos irmãos e irmãs ao redor das principais doutrinas da fé essencial.


Ao avaliar outros ministérios e líderes de igreja, não devemos nos questionar se são ou não são pentecostais ou Batista ou Presbiterianos, ou Anglicanos ou Carismáticos ou Metodistas ou da Igreja do Calvário ou da Igreja com Propósitos ou G12 ou qualquer outra categoria que pode haver.

Aqui estão as questões que devemos nos preocupar:

Será que eles crêem um Deus que é uno e trino em natureza: Pai, Filho e Espírito Santo?

Será que eles crêem que Deus, o Filho nasceu de uma virgem e tomou sobre Si a natureza humana com o propósito principal de morrer no lugar dos pecadores, que Ele morreu em nosso lugar e através dessa morte proporcionou-nos a redenção, que Ele então se levantou fisicamente dentre os mortos ao terceiro dia?

Será que eles crêem que Ele subiu ao céu e está sentado à direita do Pai e Ele virá novamente em glória para estabelecer o reino eterno de Deus?

Eles ensinam que ninguém pode ser salvo sem fé pessoal Nele, que a Bíblia é a inspirada, infalível Palavra eterna de Deus, sem erro em tudo o que ela ensina e a autoridade final de fé e prática entre os cristãos?


Qualquer pessoa que acredita nessas coisas é o seu irmão ou irmã e um membro da família de Deus e amado pelo Pai, independentemente de qualquer outra bandeira que ele ou ela possa se reunir. Então, para criticar, julgar e caluniar é entristecer o Espírito Santo, promover a divisão (o que Deus odeia, ver Provérbios 6:19), e diminuir o testemunho da igreja. Este tipo de comportamento cega pessoas para o amor de Deus e o poder do evangelho.

Será que um dia superaremos isso? Vamos esperar que sim. Nós não podemos mudar o passado, mas podemos determinar a ter um futuro diferente, e começa com tomar a Palavra de Deus ao coração e nunca mais julgar-nos uns aos outros. Pois, afinal, "Quem é você para julgar o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Na verdade, ficaré de pé, porque o Senhor é capaz de sustentá-lo. "(Romanos 14:4).

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Brian Brodersen está envolvido no ministério pastoral há mais de 30 anos. Ele tem servido como pastor sênior da Calvary Chapel Vista, Califórnia, e como pastor sênior do Calvário Capela de Westminster, Londres, Inglaterra. Brian tem estado amplamente envolvido em missões e trabalhos de implantação de igrejas em várias partes do mundo. Ele agora serve a Calvary Chapel de Costa Mesa, Califórnia. Brian é o orador de destaque no programa de ensino da Bíblia "Back to Basics". Ele é conhecido por sua exposição clara e desafiadora das Escrituras. Brian e sua esposa Cheryl têm quatro filhos e quatro netos e residem no sul da Califórnia. Você pode se conectar com o Pastor Brian através de sua página no Facebook ou Twitter.

Share/Bookmark

0 comments:

Twitpic

As melhores frases do Twitter (na minha opinião...)

Total Pageviews

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP