Como saber quem é um crente verdadeiro

Pergunta: "Conheço pessoas que vieram a Cristo, mas são pessoas difíceis, fofoqueiras, mal-pagadoras, mentirosas. Ouvi dizer que não precisam de obras para serem salvos. Isso não é uma contradição? A salvação é somente pela fé ou pela fé mais as obras?"

Resposta: Esta talvez seja a mais importante pergunta em toda a Teologia Cristã.


Se uma pessoa afirma ser crente, mas não produz boas obras em sua vida - então ela provavelmente não tem fé genuína em Cristo (Tiago 2:14, 17, 20, 26).

Compare Romanos 3:28, 5:1 e Gálatas 3:24 com Tiago 2:24. Há quem veja uma diferença entre Paulo (a Salvação é somente pela fé) e Tiago (a Salvação é pela fé mais as obras).

Na verdade, Paulo e Tiago, de maneira alguma, discordam entre si. O único ponto de discordância que alguns afirmam existir é a respeito da relação entre fé e obras. Paulo dogmaticamente diz que a justificação se dá somente pela fé (Efésios 2:8-9) enquanto Tiagoaparentemente está dizendo que a justificação é pela fé mais as obras.

Este aparente problema é resolvido ao examinarmos com precisão sobre o que discorre Tiago. Tiago está negando a crença de que a pessoa possa ter fé sem produzir quaisquer boas obras (Tiago 2:17-18). Tiago está enfatizando o argumento de que a fé genuína em Cristo produzirá uma vida transformada e boas obras (Tiago 2:20-26). Tiago NÃO ESTÁ dizendo que a justificação se dá pela fé mais as obras, mas, ao invés disso, diz que a pessoa que é verdadeiramente justificada pela fé produzirá boas obras em sua vida.

Paulo escreve o mesmo. O bom fruto que os crentes devem produzir em suas vidas é citado em Gálatas 5:22-23. Logo depois de nos dizer que somos salvos pela fé, não por obras (Efésios 2:8,9), Paulo nos informa que fomos criados para as boas obras (Efésios 2:10). Paulo espera tanto de uma vida transformada quanto Tiago.

Conclusão:
A salvação é pela fé somente. As boas obras são consequências de uma fé genuína. Portanto, se uma pessoa afirma ser crente, mas não produz boas obras em sua vida - então provavelmente não tem fé genuína em Cristo (um falso crente), pois a verdadeira fé produz boas obras, frutos e comportamento. (Tiago 2:14, 17, 20, 26).


Quais são as boas obras?


As boas obras são mencionadas na Bíblia como:

Bons Frutos - (ver Tg 3.17)
Frutos dignos de arrependimento - (ver Mt 3.8 / 2a.Cro 7:14)
Frutos de Justiça/Retidão - ( ver Fp 1. 9-11 / Tiago 3:18 / Heb.12:11)
Serviço aos Santos - (ver Hb 6.10 / 2a.Cor 12:13)


"Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé". - Tiago 2:24


"Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência;
As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;
Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.
Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados.
Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós." - Tito 2.7



Share/Bookmark

0 comments:

Twitpic

As melhores frases do Twitter (na minha opinião...)

Total Pageviews

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP